Análises Espectrais de Sonoridades do rock independente brasileiro

Na área da Comunicação no Brasil, há uma rede de pesquisadores que vem desenvolvendo pesquisas sobre gêneros musicais. Há um consenso construído ao longo de anos de que os gêneros se conformam predominantemente por suas sonoridades. Por sonoridade, entende-se, na maior parte das vezes, o conjunto de instrumentos que são mais empregados por determinado gênero: poderíamos dizer que guitarra, baixo e bateria juntos conformam a sonoridade típica do rock. Entendemos que há gêneros musicais em que tal noção não se aplica adequadamente. Geralmente, bandas de rock independente (tratam-se de grupos que estão à margem dos grandes selos) estão mais interessadas em criar sonoridades que lhes são próprias. A presente pesquisa pretende analisar tal fenômeno, recriando em laboratório práticas de modulação sonora de guitarristas, baixistas, tecladistas e vocalistas do rock independente brasileiro, testando instrumentos musicais, técnicas de microfonação, pedais de efeito e técnicas de mixagem e masterização. Os registros serão processados pelo software gratuito Sonic Visualiser, que gera infográficos de parciais harmônicas, linhas melódicas e picos de frequência. Para efeitos de comparação, também gravaremos os instrumentos sem passar por qualquer tipo de modulação sonora, para demonstrar como os moduladores modificam drasticamente a sonoridade destes instrumentos. Como resultado, esperamos reconhecer os processos comunicacionais singulares que são gerados através das sonoridades particulares desenvolvidas no rock independente. Esperamos desenvolver outra noção de sonoridade, uma vez que compreendemos que um dos fundamentos do rock independente é a capacidade de cada banda produzir seu próprio modo de se comunicar através de sonoridades particulares.

Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Bergamin Conter

Bolsistas: Juliana Henriques Kolmar; João Gabriel Fernandes Mayer; Jeferson Luiz Moraes da Costa; João Lucas Rios Silva

Capítulos de livro

MAZER, D. et al. O estudo das sonoridades: perspectivas e epistemologias. In: CASTANHEIRA, J. et al. Poderes do Som: Políticas, escutas e identidades. 1 ed. Florianópolis: Insular, 2020, p. 13-49.

Artigo completo em anais de congresso

As sonoridades na Comunicação brasileira: preliminares analíticas
Marcelo Bergamin Conter; Cássio de Borba Lucas; Dulce Mazer, José Cláudio Siqueira Castanheira